Ao longo da jornada de aprendizagem, seguindo a trilha dos
temas até aqui sugeridos como conteúdos a serem trabalhados, creio que
atingimos um ponto onde podemos, de fato, aprofundar o tema central que estamos
tratando - a Liderança.
A liderança é um processo dinâmico onde as capacidades, as
competências e os valores da pessoa que está no exercício do papel de líder
estão sendo exigidas e se mostrando concomitantemente.
A bem da verdade, os estudiosos e pesquisadores separam
estes atributos e elaboram modelos conceituais para analisarem o fenômeno,
criando indicadores que possibilitam medir o comportamento real frente ao
modelo idealizado e, desta forma, prover recomendações de mudanças que visem o
aperfeiçoamento do desempenho.
Ao longo dos últimos 60 anos, os estudos na área de
Liderança se multiplicaram e muitos modelos foram apresentados sobre o assunto.
Não vou entrar nos detalhes do histórico sobre a evolução dos modelos, pois
isto exigiria uma nova série de posts, talvez maior do que esta, mas quero
realçar aqui uma abordagem atual com a qual tenho trabalhado.
Eu já citei esta abordagem no primeiro post (Noel M. Tichy e
Eli Cohen, autores do livro - “O Motor da Liderança - Como as empresas
vencedoras formam líderes em cada nível da organização”, Educator Editora, São
Paulo, 1999), mas quero compartilhar com vocês uma síntese conceitual que tenho
utilizado nos programas de desenvolvimento sobre o tema.
Liderar é
A capacidade de enxergar a realidade como realmente ela é
... e entender e/ou projetar a nova realidade que se quer e, ainda, mobilizar
as pessoas, os recursos e o sistema para a obtenção da resposta apropriada no
espaço e tempo desejado.
Líderes
São pessoas que decidem o que precisa ser feito e fazem acontecer.
Sem líderes os resultados são mera obra do acaso e,
portanto, não são sustentáveis.
Tenho a convicção que o grande desafio dos Líderes atuais é
desenvolver outros líderes.
No próximo post falarei sobre alguns temas adicionais da
trilha complementar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário