Dois outros assuntos e muito relacionados entre si são a
Gestão de Conflitos e Negociação. Todos os que estão desempenhando o papel de líder
devem desenvolver conhecimentos e habilidades para tratar destes temas.
Vivemos num mundo plural, marcado por muitas diferenças e
diversidade. O ambiente está cada vez mais complexo. As mudanças continuam
aceleradas, a interdependência pessoal e empresarial aumentou em escala exponencial
nas últimas décadas, intensificando a necessidade de as pessoas lidarem
diariamente com diferenças de várias naturezas. A interdependência e a
complementariedade das competências são necessidades críticas, a serem trabalhadas
pelo líder na busca de respostas eficazes e duradouras do seu time.
Em momento algum as diferenças foram tantas e tão intensas
entre os indivíduos, os grupos sociais ou profissionais, as empresas e
instituições, com fins lucrativos ou não, enfim, entre estados e nações. As notícias
diárias nos dão conta dos conflitos que percorrem o mundo globalizado em que
vivemos.
O preço pago pelo processo de individuação do ser humano é a
consciência das diferenças e, quando não trabalhadas produtivamente, surge o
conflito em todas as suas formas, ocasionando afastamentos, separações,
retrocessos e, na sua pior expressão, o embate físico e a guerra, com toda a
destruição que ela provoca.
A negociação é o meio
que dispomos para lidar com os conflitos - com as diferenças pessoais e/ou profissionais
- que afetam o nosso dia a dia em sociedade.
Querendo ou não, frequente e continuamente estamos realizando
negociações:
Em
casa, com os familiares...
Na
rua, com os vizinhos e comerciantes...
No
lazer, com os amigos e companheiros...
No
trabalho, com chefes, pares e subordinados...
...
com clientes, fornecedores e parceiros ...
Enfim, em todos os relacionamentos que estabelecemos no
transcorrer de nossas vidas.
A negociação é um processo de se obter o melhor atendimento aos objetivos das pessoas envolvidas em
torno de uma situação onde existem diferenças que precisam ser trabalhadas,
para que possa tornar-se comum. Porém, parece que para a maioria das
pessoas a negociação tem uma dimensão de tirar o máximo de vantagem para
si, atendendo a seus objetivos imediatos e que, geralmente proporciona um
sentimento de conquista e superioridade (e, infelizmente, na maior parte das
vezes ilusórias).
Esta compreensão distorcida do propósito mais abrangente da
negociação é responsável em parte pela conotação negativa, que o processo
possui, criando barreiras ou até mesmo aversão sobre o desenvolvimento desta
aptidão. Parte disso se originou na própria concepção que se faz do significado
do que é fazer negócios e, portanto,
do próprio significado da palavra negociação
(negar o ócio).
Outra parte diz respeito ao processo educacional. A grande
maioria das pessoas nunca foi exposta ao aprendizado de negociação. Num certo sentido, é esperado que aprendessem ao longo
da trajetória de suas vidas, principalmente entre a fase adolescente e a fase
adulta, a adquirir um domínio das habilidades comportamentais na condução de negociações. A julgar pelos resultados,
parece que muitas pessoas não negociam bem e continuam com preconceitos em
relação a este aprendizado.
No entanto, novas condições da vida em sociedade estão
presentes, com novas e abrangentes questões, com situações diferentes, mais
complexas, mais exigentes e com tempos para as respostas muito mais curtos do
que aqueles até então conhecidos e utilizados.
Este novo ambiente em que já vivemos nos obriga a um novo
posicionamento na forma de pensar, sentir e agir sobre as diferenças tão
marcantes e tão naturais. Como seres humanos, somos profundamente iguais; como
indivíduos, somos profundamente diferentes. Creio que o convívio com as
diferenças seja uma das exigências críticas deste nosso tempo.
Portanto, a competência a ser desenvolvida pelas pessoas em
geral, mas, em especial, por aquelas que se encontram desempenhando papel de líder,
é a competência de lidar com conflitos
e com a negociação. Ela nos propicia
uma forma de interação mais hábil, bem como uma abordagem mais ponderada que
permite esclarecer os interesses das partes envolvidas em situações onde
diferenças predominam e manter um convívio equilibrado e realizador.
Negociações bem sucedidas representam uma opção consciente
para aqueles que buscam resultados eficazes na condução de suas vidas pessoais
e profissionais.
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