Outro componente básico da trilha é o trabalho em equipe. O
líder é o responsável por estabelecer as condições propícias para que as
pessoas possam de fato exercer um trabalho em equipe.
Atualmente estamos experimentando um movimento, muito
interessante, das formas tradicionais de trabalho em equipe para as
necessidades de atuar em equipes de trabalho. Este movimento tem tudo a ver com
a atual realidade das organizações, onde as estruturas estão cada vez mais
horizontalizadas, dinâmicas e orientadas para atender as necessidades dos
clientes. A duração de uma equipe com todos os seus participantes, sem grandes
mudanças estruturais e trocas de participantes, está na média de 6 meses.
As organizações são concebidas e planejadas para funcionarem
de forma previsível, dentro do seu negócio/mercado/produto (ou serviço). A
lógica do processo de trabalho é determinante dos arranjos funcionais
(estrutura) que melhor atendam as demandas de seus clientes e interesses de
seus acionistas.
Mas a dinâmica dos negócios traz uma exigência relacionada
ao tempo e interpõe uma necessidade adicional aos líderes: eles precisam
rapidamente formar uma equipe para entregarem resultados muito desafiadores, no
ciclo orçamentário com que estão lidando no ano.
Em geral as pessoas não foram preparadas para trabalhar em
equipe. Trabalham juntas, têm afinidades e, por vezes, até objetivos e metas
comuns, mas não constituem uma verdadeira equipe de trabalho.
Há uma profunda inter-relação e interdependência entre todas
as áreas funcionais para que os resultados finais sejam alcançados Entretanto,
as organizações são também agrupamentos sociais, e não há ‘lógica’ que possa
prever o comportamento das pessoas enquanto ‘atores’ no mundo organizacional.
Da mesma forma que as pessoas em suas naturezas individuais são seres complexos
e, em boa parte, imprevisíveis, as organizações concebidas, estruturadas e
administradas por pessoas guardam também estas mesmas qualidades.
O trabalho em equipe está no núcleo da excelência
organizacional, ele constitui a chave para o sucesso, principalmente se
considerarmos as características atuais das estruturas funcionais.
Do ponto de vista do integrante, o trabalho em equipe
constitui uma das fontes básicas de satisfação e realização, tanto pela necessidade
de fazer parte de algo, como pela interdependência do próprio processo de
trabalho.
O líder é muito exigido no que se refere a esta demanda. No
desempenho de seu papel é esperado que ele tenha a capacidade de criar e
gerenciar um clima de confiança, apoio mútuo que favoreça a realização pessoal
e profissional dos integrantes de sua equipe de trabalho. Mais ainda, que ele
prepare todos os seus colaboradores para atuarem não só na sua equipe, mas nas
mais diferentes equipes. É o aprendizado do trabalhar em equipe para o
aprendizado de fazer parte de equipes de trabalho.
As principais razões pelas quais as empresas têm
necessidades de terem equipes de trabalho podem ser resumidas nas assertivas
abaixo:
Equipes aumentam a produtividade.
Equipes realizam tarefas que grupos comuns não podem fazer.
Equipes usam melhor os recursos.
Equipes são mais eficazes e criativas para resolver
problemas.
Equipes tomam decisões de melhor qualidade.
Equipes atendem as necessidades de compartilhamento e pertencimento
das pessoas.
Equipes propiciam e facilitam o desenvolvimento das pessoas.
No próximo post tratarei do conceito de equipe.
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