Páginas

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Para mudar - mude duas vezes! (Parte 1)

A princípio, falar de mudança não tem nada de novo. A vida é um processo de mudanças. Mudanças sempre ocorreram na história da humanidade, a civilização é a história do processo de mudança.
O fato novo é que a própria mudança está mudando!

O novo surge a todo segundo. A novidade, nas últimas cinco décadas, é a velocidade com que as mudanças têm ocorrido. Por trás deste fenômeno as conquistas tecnológicas vêm propiciando este brutal aumento de velocidade dos acontecimentos. Os meios de comunicação e a integração de suas diversas formas, em plataformas cada vez mais interativas, dão a medida desta evolução e a repercussão na sociedade atual.

Vamos falar um pouco mais sobre este fenômeno tão marcante, buscando compreender a sua estrutura central. Para traçar um marco inicial voltemos à antiga Grécia, onde o filósofo Heráclito (530 a.C, nascido em Éfeso, atual Turquia) já afirmava tudo se transforma - é impossível caminhar no mesmo rio duas vezes, pois outras águas estarão sempre correndo no seu leito. Há um novo Sol todos os dias. Tudo muda.

O rio e o Sol estão em contínuo movimento e você também é outro a cada novo dia. Nesta perspectiva, eu, você enfim todos nós vivemos em fluxo, assim como o próprio universo. Estamos em permanente processo de mudanças, mesmo que nem sempre tenhamos a clara percepção desta lei. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário