O desempenho é a resultante final das ações que são praticadas. Resultado concreto, palpável e dimensionável. Podemos dizer que o desempenho é o produto de um conjunto de atividades e se expressa através de resultados que possam ser verificados.
O desempenho é saída de um processo.
Um resultado não é o que se faz, mas sim
aquilo que se obtém como consequência do que se faz.
Conceito de Desempenho
É a resultante final da atuação ou comportamento verificado e medido frente a um resultado esperado, previamente estabelecido, dentro de determinadas condições.
Este primeiro conceito se aplica muito bem aos sistemas mecânicos. A análise do desempenho de um instrumento, máquina ou equipamento é uma condição essencial para a verificação do seu nível de capacidade e/ou produtividade (resultado da relação entre os “inputs” e “outputs” do processo).
Assim, o “desempenho” de uma máquina (também chamado “rendimento”) só pode ser analisado quando “a priori” se especificou um resultado final desejado e um conjunto de condições apropriadas para o seu funcionamento ótimo (padrões de operações).
Neste sentido, o desempenho é algo que só pode ser verificado após a ação ter ocorrido (ele sempre estará evidenciando o resultado de ações praticadas no passado) e necessita de parâmetros claros e específicos, previamente estabelecidos, para a sua medição e análise.
Mas, quando lidamos com as pessoas, esta lógica mecanicista não atende a toda complexidade que envolve o comportamento humano; no entanto dois princípios importantes também se aplicam quando estamos lidando com pessoas: a necessidade de fixação de padrões desejados de resultados (também chamados de objetivos) e critérios de medições (também chamado de indicadores).
No próximo texto continuaremos a falar de desempenho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário