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segunda-feira, 14 de abril de 2014

CONSIDERAÇÕES SOBRE ELABORAÇÃO DE TRILHA DE APRENDIZADO EM LIDERANÇA E GESTÃO - Post 11: As trilhas de aprendizagem - temas

Para trabalhar com pessoas e, a partir delas, obter resultados distintos significativos é preciso compreender os fundamentos básicos de como elas funcionam. Longe de elaborar um tratado sobre a psicologia humana ou de partir da premissa de que todo líder deva ter a formação de psicólogo, pretendemos discorrer sobre alguns conceitos fundamentais que permitem ao líder entender e trabalhar com o comportamento das pessoas, em especial no contexto do trabalho.
Assim, vamos acrescentar os seguintes temas à trilha básica:
  • As Crenças e Valores Pessoais - principalmente aqueles ligados ao trabalho que, de certa maneira, formam a ‘filosofia gerencial’ do Líder, e funcionam como paradigmas internos (padrões) que interpretam e julgam a realidade percebida.
  • O fenômeno da Percepção Humana – os órgãos que captam os eventos  que acontecem no mundo (fenômenos da natureza) incluindo o comportamento das demais pessoas.



Na trilha complementar abordaremos a necessidade de o líder conhecer as suas próprias Preferências de Conduta. Geralmente, a realização de um assessment de seu perfil psicológico propicia uma informação de grande valia para o autoconhecimento.
Vamos relembrar aqui um breve conceito sobre Valor. Ele é um atributo intangível que toda pessoa possui e que motiva e mobiliza suas energias para fazer alguma coisa que traga benefícios e satisfação às suas necessidades e expectativas.
Não estamos tratando do sentido comum que é dado a palavra valor, como um atributo econômico que todas as coisas materiais possuem e que se traduzem num ‘preço’ relativo que permite a realização de transações comerciais.
Os valores de uma pessoa são adquiridos e moldados no decorrer do seu processo de desenvolvimento, principalmente na primeira etapa da vida (que vai do nascimento aos 21 anos). À medida que vamos ampliando a consciência sobre nós mesmos, a partir das interações realizadas com o mundo e as demais pessoas, somos capazes de ter boas pistas sobre os nossos valores.  Valores estão na base dos julgamentos e escolhas que são feitas na vida, são os indicadores mais profundos para identificar as preferências de conduta. 
Os valores tendem a ser duradouros e permanecerem orientando os comportamentos das pessoas, desde que os resultados de suas experiências se mostrem positivos para os seus interesses e tragam um sentimento de satisfação às suas necessidades. Ao contrário, as experiências ruins e negativas funcionam como uma ‘memória’ que nos alerta sobre as coisas que não valorizamos e, portanto, também influenciando as novas escolhas. Todo este processo é muito dinâmico.
Vamos trazer também um breve conceito de Crença. Ela pode ser entendida como um estado ou processo mental de profunda convicção que faz com que as pessoas considerem algo certo e verdadeiro, sem maiores justificativas racionais. Ela é adquirida a partir das próprias experiências de relacionamento com as demais pessoas e coisas presentes no mundo. Em realidade é uma disposição subjetiva que vai se formando por força das impressões sensíveis ocasionadas por suas vivências únicas e pessoais, tornando-se um traço habitual de sua personalidade, que não exige maiores reflexões ou análises objetivas.
As crenças, da mesma forma que os valores, são também formadas ao longo da vida, por influência de vários componentes, dentre eles: a família, os professores, o círculo de amigos, os colegas do ambiente profissional, pessoas dos grupos sociais que frequenta, etc.
Crenças e valores se reforçam mutuamente na conduta da pessoa e, geralmente, tendem a ser coerentes, influenciando a formação de atitudes, que finalmente vão estar visíveis nos comportamentos praticados. Fica mais fácil ver a diferença através de exemplos:

  • Crença: Eu acredito que todas as pessoas têm o direito de expressarem suas opiniões.
  • Valor: eu valorizo ouvir as opiniões das pessoas, mesmo quando existem obstáculos e dificuldades para que isto aconteça.

  • Crença: Eu acredito em Deus.
  • Valor: eu valorizo os ensinamentos sagrados e tenho convicção das práticas religiosas.



As crenças são também duradouras e influenciam fortemente a formação das atitudes e do comportamento de uma pessoa.  Mas elas também são passíveis de mudanças. Estas mudanças ocorrem principalmente devido às experiências pelas quais a pessoa passou, que proporcionaram resultados bem diferentes daqueles que eram esperados (expectativas não realizadas).

No próximo post vamos tratar a trilha complementar sobre o perfil psicológico das pessoas e suas preferências de condutas.

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