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segunda-feira, 12 de maio de 2014

CONSIDERAÇÕES SOBRE ELABORAÇÃO DE TRILHA DE APRENDIZADO EM LIDERANÇA E GESTÃO - Post 13 - As trilhas de aprendizagem - Tema Comunicação

Como já falamos anteriormente a Percepção Humana é a porta para o Processo de Comunicação. Vamos tratar aqui da comunicação interpessoal, que evidencia as habilidades de relacionamento com as demais pessoas e que são, em boa parte, formadas pelas suas preferências de conduta. A comunicação que todas as pessoas exercem, não somente em termos de conteúdo, mas, principalmente da forma, sua particular maneira de falar e escutar as outras pessoas, em especial no ambiente de trabalho, são, em grande parte, decorrentes destas suas preferências. Tomar consciência deste jeito individual de se comunicar é de fundamental interesse para o desenvolvimento de sua habilidade de liderança.

Nossa trilha incorpora mais um tema obrigatório, a Comunicação Interpessoal.




Afinal como podemos definir Comunicação? De muitas definições e conceitos que encontrei, o mais simples, direto e objetivo é o que diz:
Comunicar: é tornar comum

O aprendizado da comunicação interpessoal envolve aspectos comportamentais, instrumentais e ambientais. Os comportamentais estão diretamente ligados às diferenças existentes entre as pessoas. Os instrumentais estão ligados aos meios e ferramentas que são utilizados para enviar a mensagem. E os ambientais são aqueles elementos ou condições que estão presentes no ambiente, que formam um contexto muito específico e quase sempre único, que influenciam positiva ou negativamente o processo de comunicação. Vale a pena relembrar o esquema geral do sistema de comunicação.



Há uma grande verdade na afirmação: sempre vamos nos deparar com problemas de comunicação! E vamos mesmo, mais ainda em ambientes organizacionais, onde as pessoas necessitam obter um entendimento ótimo dos assuntos que estão tratando diariamente, por conta da obtenção de um resultado que é fruto de um processo de trabalho, onde muitas pessoas estão envolvidas.

Muito dinheiro é perdido ou desperdiçado anualmente pelas organizações (públicas e privadas) em decorrência das maneiras restritas e ineficazes das comunicações entre pessoas, no contexto profissional. Podemos estimar ainda um custo adicional, não mensurável monetariamente, com consequências tão ou mais danosas para as organizações e, consequentemente, para os próprios protagonistas das situações, dado o desgaste emocional que sempre ocorre nos relacionamentos mal sucedidos ou até mesmo rompidos.
Como diz Linda Ellinor e Glenna Gerard em seu livro “Diálogo – Redescobrindo o poder transformador da conversa”:

“Atualmente, falamos muito sobre a importância do desenvolvimento da colaboração e da parceria em organizações. Sentimos que um movimento em direção a estas qualidades fará diferença em nossa capacidade de atingir uma produtividade mais elevada e uma melhor qualidade de vida profissional. A pressão por obter resultados cria ambivalência e confusão  em  torno  de  qualquer movimento na direção da colaboração e da parceria. Considere como a comunicação em si é fundamental no movimento em direção a uma cultura de colaboração e parceria. Afinal é na maneira como falamos uns com os outros que experimentamos o respeito dos outros e percebemos se estamos ou não sendo ouvidos.”

“Mas somente podemos falar dessa forma se possuirmos as atitudes e os valores correspondentes sobre outras pessoas, que sustentam este tipo de respeito e integridade. São nossos valores e atitudes que impulsionam nossas formas de falar e escutar. Impulsionam a cultura geral que criamos em conjunto, através das maneiras pelas quais conversamos. Se formos mudar as formas pelas quais nos comunicamos uns com os outros, temos que encontrar um meio de trazer à tona os valores e modelos mentais subjacentes que nos mantém presos aos meios limitados de falar e ouvir”.

O tema comunicação estará sempre presente em qualquer programa de desenvolvimento de liderança. E dentro dele um destaque especial para o assunto ‘feedback’, pois ele é, sem sombra de dúvidas, o instrumento mais importante do Líder para a gestão da equipe e das pessoas.


No próximo post, vamos falar de mais um tema da trilha básica, a Motivação.

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