Podemos avançar nos níveis de desdobramentos e alertar para
a necessária coerência que deve ser guardada entre os vários níveis de
formulação e aplicação. Assim temos o primeiro nível de regulação expresso pela
declaração dos Valores Organizacionais, em seguida temos as Políticas
Institucionais e na sequência as Políticas Funcionais. Estas podem ainda se
desdobrar em Normas, que por sua vez se operacionalizam em procedimentos, que
finalmente podem ser expressos em rotinas específicas de realização ou conduta.
O quadro a seguir mostra este desdobramento dentro de uma estrutura.
Ressaltamos um aspecto muito importante da natureza das
Políticas ou Diretrizes Organizacionais: quando conceituamos como "regras
de caráter geral" queremos dar o significado de norma
"heurística", isto é, conjunto de mandamentos que conduzem à origem,
à invenção, à hipótese de base e/ou à fonte do tema. Assim, as Diretrizes ou
Políticas não apresentam um proceder específico para se enfrentar uma situação
particular, mas sim um rumo amplo, limites gerais e abrangentes de conduta ou
comportamentos para se chegar a uma finalidade desejada. Ela diz "o que" fazer, não
"como" fazer.
Deve-se ainda considerar a questão da atualização das
Políticas tendo em vista a velocidade com que as mudanças estão ocorrendo no
contexto de suas aplicações. A dinâmica da vida organizacional é fato
inquestionável: tudo está mudando muito rapidamente e aquilo que foi
anteriormente pensado para regular determinado acontecimento já não mais faz
sentido. Assim, as Políticas devem necessariamente ser revistas de tempos em
tempos, talvez a cada ano, buscando incorporar tanto as modificações que podem
tem ocorrido nos componentes do marco de referência estratégico (valores), como
aquelas provenientes do ambiente de operações, a realidade do trabalho
(instrumentos e tecnologia), a realidade do ambiente e a dinâmica dos
relacionamentos entre as pessoas. O processo de retorno (feedback) deve ser
permanente.
Finalizando este tema reforçamos a importância do papel do
Líder, no contexto real do seu dia a dia. As situações que fogem da normalidade
(das rotinas conhecidas) invariavelmente chegam a seu conhecimento com
expectativa de solução. A sua referência para decidir e dar encaminhamento às
situações estão nas Políticas, Normas ou Procedimentos definidos e vigentes na
Organização. Mas nem sempre elas cobrem o assunto determinado e, mesmo assim, é
preciso tomar uma decisão e dar andamento. O conhecimento das Políticas
existentes e sua experiência na aplicação permitem julgar e orientar a
necessária atualização.
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