Vamos tratar sobre a Metodologia de Ensino e Aprendizado
dentro de uma perspectiva prática, focando muito mais o processo de
aprendizagem de líderes e, neste contexto, focando o ensino e a aprendizagem de
adultos.
Mas vale a pena, mesmo que de forma bem simples e sumária,
conceituar o que vem a ser método, ensino e aprendizagem. Assim temos:
Método pode ser
entendido como um processo organizado, lógico e sistemático de pesquisa,
instrução, investigação, apresentação, etc., de se fazer alguma coisa, de
acordo com um plano. Na perspectiva do ensino e aprendizagem, é um conjunto de
princípios normativos, regras, técnicas, procedimentos ou meios de realizar as
atividades (modo de agir) que permitem alcançar as finalidades desejadas. Metodologia é o conjunto de métodos que
podem / devem ser utilizados (provenientes de uma ou várias ciências) para
realizar o processo sobre o assunto ou tema que se está tratando.
Ensino (ou educação) é
a atividade realizada por agentes que têm como objetivo realizar mudanças no
conhecimento, nas habilidades e atitudes de pessoas, equipes ou comunidades. O
que sobressai aqui é o papel do educador, também chamado de agente de mudança,
aquele que terá um papel ativo na estimulação e transmissão dos conteúdos e
atividades que induzirão às mudanças desejadas.
Aprendizagem é o
processo ou atividade pela qual a mudança dos conhecimentos, das habilidades e
atitudes é assimilada pelas pessoas e se mostram nos comportamentos por elas
praticados. O que sobressai aqui é a própria pessoa que está vivenciando o
processo de aprendizagem, vis a vis, o processo de mudança.
Conceituar ensino e aprendizagem é sempre muito difícil,
pois existem variadas teorias e abordagens propostas pelos estudiosos do tema.
No entanto, há uma relativa aproximação de todos quanto a verem a educação e a
aprendizagem como processos que propiciam mudanças comportamentais.
O assunto fica um pouco mais complexo ainda, pois ao
tratarmos do processo de aprendizagem de líderes, estaremos tratando, do
processo de aprendizagem de adultos, que é um assunto relativamente recente nas
preocupações dos teóricos e estudiosos do tema educação e aprendizagem, mesmo
que historicamente a educação de adultos sempre estivesse presente na evolução
da civilização.
Afinal quem é este adulto?
Podemos dizer que é o indivíduo situado entre a adolescência
e a velhice, uma pessoa que possui um conjunto de atributos que as crianças e
os adolescentes não possuem. Isto significa que o indivíduo atingiu uma idade
em que, em sociedade, age por sua própria responsabilidade e não mais sob
tutela de outros. Em nossa sociedade, juridicamente esta maioridade é alcançada
aos 21 anos.
Do ponto de vista da psicologia, o adulto é aquele que
atingiu a maturidade de personalidade, ou seja, o sujeito responsável pelas
suas condutas e características pessoais. Na perspectiva biográfica a
maturidade biológica plena é alcançada por volta dos 21 anos e a maturidade
psicológica (anímica) em torno dos 42 anos.
Numa concepção mais global, o adulto é o indivíduo
considerado como um ser histórico que, herdeiro de sua infância, passando pela
adolescência, como adulto, caminha num continuo processo de individualização de
seu ser e de sua personalidade para a velhice.
A questão central, na perspectiva metodológica, é de como
auxiliar e promover o aprendizado de um adulto?
Sabendo que todo o aprendizado está na superação de
obstáculos e na disponibilização do esforço pessoal em torno de temas ou assuntos
que despertam o interesse da pessoa, pode-se dizer que promover o aprendizado
de adultos é principalmente ‘despertar a vontade’ que está habitando cada ser.
O método para o processo de educação e aprendizagem de
adultos é conhecido como Andragogia. Sua adoção assume a perspectiva de que o
aprendizado é uma disposição permanente na vida das pessoas. No próximo post
faremos considerações sobre as premissas em que está fundamentado e suas
principais diferenças em relação ao tradicional método pedagógico.
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