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terça-feira, 17 de março de 2015

Processo de Aprendizagem em Liderança - Post 2/2015 - Conceitos

Vamos tratar sobre a Metodologia de Ensino e Aprendizado dentro de uma perspectiva prática, focando muito mais o processo de aprendizagem de líderes e, neste contexto, focando o ensino e a aprendizagem de adultos.

Mas vale a pena, mesmo que de forma bem simples e sumária, conceituar o que vem a ser método, ensino e aprendizagem. Assim temos:

Método pode ser entendido como um processo organizado, lógico e sistemático de pesquisa, instrução, investigação, apresentação, etc., de se fazer alguma coisa, de acordo com um plano. Na perspectiva do ensino e aprendizagem, é um conjunto de princípios normativos, regras, técnicas, procedimentos ou meios de realizar as atividades (modo de agir) que permitem alcançar as finalidades desejadas. Metodologia é o conjunto de métodos que podem / devem ser utilizados (provenientes de uma ou várias ciências) para realizar o processo sobre o assunto ou tema que se está tratando.

Ensino (ou educação) é a atividade realizada por agentes que têm como objetivo realizar mudanças no conhecimento, nas habilidades e atitudes de pessoas, equipes ou comunidades. O que sobressai aqui é o papel do educador, também chamado de agente de mudança, aquele que terá um papel ativo na estimulação e transmissão dos conteúdos e atividades que induzirão às mudanças desejadas.

Aprendizagem é o processo ou atividade pela qual a mudança dos conhecimentos, das habilidades e atitudes é assimilada pelas pessoas e se mostram nos comportamentos por elas praticados. O que sobressai aqui é a própria pessoa que está vivenciando o processo de aprendizagem, vis a vis, o processo de mudança.

Conceituar ensino e aprendizagem é sempre muito difícil, pois existem variadas teorias e abordagens propostas pelos estudiosos do tema. No entanto, há uma relativa aproximação de todos quanto a verem a educação e a aprendizagem como processos que propiciam mudanças comportamentais.

O assunto fica um pouco mais complexo ainda, pois ao tratarmos do processo de aprendizagem de líderes, estaremos tratando, do processo de aprendizagem de adultos, que é um assunto relativamente recente nas preocupações dos teóricos e estudiosos do tema educação e aprendizagem, mesmo que historicamente a educação de adultos sempre estivesse presente na evolução da civilização.

Afinal quem é este adulto?

Podemos dizer que é o indivíduo situado entre a adolescência e a velhice, uma pessoa que possui um conjunto de atributos que as crianças e os adolescentes não possuem. Isto significa que o indivíduo atingiu uma idade em que, em sociedade, age por sua própria responsabilidade e não mais sob tutela de outros. Em nossa sociedade, juridicamente esta maioridade é alcançada aos 21 anos.

Do ponto de vista da psicologia, o adulto é aquele que atingiu a maturidade de personalidade, ou seja, o sujeito responsável pelas suas condutas e características pessoais. Na perspectiva biográfica a maturidade biológica plena é alcançada por volta dos 21 anos e a maturidade psicológica (anímica) em torno dos 42 anos.

Numa concepção mais global, o adulto é o indivíduo considerado como um ser histórico que, herdeiro de sua infância, passando pela adolescência, como adulto, caminha num continuo processo de individualização de seu ser e de sua personalidade para a velhice.

A questão central, na perspectiva metodológica, é de como auxiliar e promover o aprendizado de um adulto?

Sabendo que todo o aprendizado está na superação de obstáculos e na disponibilização do esforço pessoal em torno de temas ou assuntos que despertam o interesse da pessoa, pode-se dizer que promover o aprendizado de adultos é principalmente ‘despertar a vontade’ que está habitando cada ser.


O método para o processo de educação e aprendizagem de adultos é conhecido como Andragogia. Sua adoção assume a perspectiva de que o aprendizado é uma disposição permanente na vida das pessoas. No próximo post faremos considerações sobre as premissas em que está fundamentado e suas principais diferenças em relação ao tradicional método pedagógico.

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