O caminho a trilhar para a obtenção do autodesenvolvimento é estar continuamente aprendendo. Todos os dias encontramos oportunidades para aprender, mas é preciso estar atento para os acontecimentos. Esta é a regra geral para aqueles que querem ser bem sucedidos.
A incrível quantidade de mudanças que surgem no mundo, aliada ao ritmo acelerado com que elas se processam tornou-se um acontecimento normal do dia a dia e tem ocasionado impactos profundos no comportamento das pessoas. O que antes era líquido e certo, hoje se torna gasoso e incerto. Para manter seu desempenho em nível de excelência, é preciso estar continuamente aprimorando suas competências.
Dois são os novos fatores críticos de sucesso:
Foco: Você tem que definir o que pretende ser e ter da vida. Isto implica em estabelecer os objetivos que pretende alcançar no futuro com clareza e precisão. A determinação da data fatal para o alcance do resultado é que possibilita sua intenção se transformar em objetivos. E são eles que mobilizarão suas energias para o aprendizado dos novos conhecimentos e habilidades necessários para que suas atitudes (escolhas) sejam levadas rapidamente para o contexto real e prático de sua atuação;
Flexibilidade: Você necessita estar aberto para lidar com a intensidade das mudanças que estão ocorrendo no mundo. Isto implica em adotar comportamentos adaptativos às novas situações sem, contudo, perder a essência de sua identidade e de seus objetivos. A rigor, a condição aqui é de um comportamento proativo, realizando as adaptações ao longo do processo, tão logo os rumos dos acontecimentos sejam percebidos.
Não importa qual seja a natureza do seu trabalho, você estará pressionado por estes fatores e precisa buscar incluí-los em seu repertório de conduta.
No próximo post veremos cinco passos simples podem ajudar o seu autodesenvolvimento e estabelecer um ciclo de aprendizado contínuo. Podemos entender os passos como uma prática das pessoas bem sucedidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário