A implantação de um processo de análise e avaliação de desempenho busca:
- Estabelecer com os funcionários um contrato objetivo de metas de desempenho que são expressas como expectativas de resultados de sua contribuição individual no cargo que ocupa para o período de um ano;
- Propiciar um relacionamento aberto, honesto, confiável, duradouro e eficaz entre gestores e componentes das equipes de trabalho, com base nos desafios gerais inerentes ao empreendimento e, em particular, na posição em que está alocado cada um dos funcionários;
- Medir, analisar, reconhecer e recompensar os funcionários por suas contribuições às melhorias dos resultados empresariais, a partir de critérios objetivos e justos, previamente estabelecidos e isonomicamente aplicados;
- Possibilitar o conhecimento compartilhado dos gestores e das equipes de trabalho, da expressão das competências no exercício das atividades exigidas pelas metas ou objetivos negociados e contratados no desempenho das respectivas funções, mediante um processo de contínuo feedback das realizações;
- Fornecer elementos consistentes aos planos de treinamento e desenvolvimento das competências individuais e das equipes organizacionais, a partir das necessidades identificadas na análise e avaliação dos resultados do trabalho, realizadas e negociadas entre gestores e funcionários.
No entanto, uma série de
dificuldades ocorre neste processo, fazendo com que estes objetivos não sejam
atendidos plenamente desde o seu estabelecimento, causando distorções e
problemas que perduram nos hábitos e costumes organizacionais. Vamos verificar
estas dificuldades a partir de cada uma das razões.
Primeira razão: O
estabelecimento do contrato de objetivos entre
gerentes e subordinados quase sempre apresenta uma dificuldade muito comum
devido à maioria das pessoas, em qualquer nível de atuação, ter dificuldade em
redigir corretamente. Frequentemente constatamos uma grande confusão entre ação
e resultado. Metodologicamente falando, um objetivo deve expressar um resultado
e não uma ação. Neste sentido, objetivo é a saída de um processo de trabalho,
resultado de um conjunto de ações que foram empreendidas. O objetivo deve
atender a alguns requisitos obrigatórios: expressar um resultado, ter
claramente definido o objeto que se quer modificar, deve estar quantificado,
deve conter uma data fatal para sua obtenção, deve ser mensurado e, finalmente,
deve ser relevante, isto é, estar alinhado com a estratégia da organização. Há
uma forte propensão de as pessoas darem mais importância ao que fazem (ações)
do que àquilo que alcançam (resultados).
Poucas vezes os gestores informam
o que é esperado das ações das pessoas (resultados), mas frequentemente indicam
o que elas devem fazer (ações). Esta dificuldade, logo no início do processo,
leva a muitas distorções que impactarão negativamente a avaliação final,
causando descontentamento e descrédito nas equipes de trabalho.
Lembre-se: um objetivo descreve quais são os resultados
que desejamos alcançar e não as ações necessárias para isso.
Tendo um objetivo em mente, saberemos para onde dirigir
nossos esforços.
No próximo post, continuaremos falando das dificuldades.
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