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quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

CONSIDERAÇÕES SOBRE ELABORAÇÃO DE TRILHA DE APRENDIZADO EM LIDERANÇA E GESTÃO - Parte 1

Muito se tem falado e escrito sobre a importância do papel da liderança nas organizações. Pesquisas e publicações evidenciam que este é o papel mais proeminente dentro das estruturas organizativas dos empreendimentos empresariais atuais.

Contudo, precisamos fugir da velha noção de que líderes já nascem com os atributos potenciais que serão desenvolvidos ao longo do seu processo educacional e de formação profissional. Tal abordagem parece não se sustentar frente a um mundo que está se transformando a cada dia. Críticas acentuadas dos estudiosos do tema sobre os métodos de educação formal vêm apoiar a inadequação desta noção.

Há, hoje, um razoável consenso dos especialistas no assunto, de que os líderes podem e devem ser formados. A rigor, a prática das organizações mais bem sucedidas do mercado, mostra de forma muito evidente que esta estratégia se torna um diferencial importante para a concretização de seus propósitos. Não é por outra razão que muitas delas decidiram transformar os seus departamentos de Treinamento e Desenvolvimento em Academias ou Universidades Corporativas, tendo como um dos focos principais o desenvolvimento de suas lideranças. Este movimento não é novo, surgiu nos anos 80 do século anterior em grandes corporações, se consolidou na primeira década dos anos 2000 e, hoje é uma realidade entre médias e grandes empresas.

Atualmente, as Universidades Corporativas estão passando por uma grande reformulação, na medida em que os avanços tecnológicos disponibilizam meios facilitadores para o ensino a distância (EAD). Parece que o novo caminho da aprendizagem, em especial nos ambientes organizacionais, se dará conciliando o aprendizado presencial e a distância e onde a experimentação prática dos conteúdos será privilegiada. 

E isto tem a ver com o Desenvolvimento de Líderes. Noel M. Tichy e Eli Cohen são autores de um livro singular sobre a importância fundamental da liderança para as organizações bem-sucedidas - “O Motor da Liderança - Como as empresas vencedoras formam líderes em cada nível da organização” (Educator Editora, São Paulo, 1999). Reproduzo abaixo um pequeno trecho do capítulo 3, onde eles evidenciam esta condição. 

“Se as organizações vencedoras se distinguem das perdedoras pela sua capacidade de produzir líderes em todos os níveis, os líderes vencedores se distinguem dos "que querem ser" – os burocratas, ditadores e gerentes – pela sua extraordinária capacidade de ensinar os outros a serem líderes também.
A noção de que ensino e liderança andam de mãos juntas não é nova. Warren Bennis, estudioso em liderança da Universidade da Califórnia do Sul, afirma que "a base da liderança é a capacidade do líder de mudar a maneira de pensar, a estrutura mental de outra pessoa". Em outras palavras, líderes fazem com que as pessoas alcancem objetivos comuns, ajudando-as a enxergar o mundo sob perspectivas diferentes.
Aprofundando um pouco mais a definição de Bennis, precisa ser acrescentada uma característica essencial das organizações bem-sucedidas: a sustentabilidade. Organizações vencedoras não apenas cumprem as metas desejadas hoje, como também redesenham essas metas à medida que as circunstâncias mudam e persistentemente se empenham em atingi-las.
Para isso, precisam de um suprimento constante de novas pessoas com ideias, valores, energia e coragem. Eles precisam de líderes. Portanto, se um líder quiser ser bem-sucedido, ele deve transformar outras pessoas em líderes. Uma pessoa pode ter todas as outras características de liderança, mas se não se dedicar pessoalmente à formação de outros líderes, a organização não será sustentável.
Ensinar e aprender são aspectos de liderança que estão inextricavelmente entrelaçados. Liderança é a capacidade de realizar coisas por meio de outras pessoas, transformando a estrutura mental delas e energizando-as para a ação. Uma liderança de sucesso realiza isso através de ideias e valores, e não através de coerção ou manipulação maquiavélica. Isso vale para todos os níveis, desde um novo engenheiro tendo que usar da liderança para influenciar colegas e superiores, ou um líder de projeto de nível médio que precisa exercer liderança para cima, para baixo e horizontalmente, até executivos no topo de corporações multibilionárias. Organizações que querem vencer precisam de líderes e a única maneira de consegui-los é conscientemente ensiná-los e prepará-los.
A essência da verdadeira liderança é avaliar situações de mudança e motivar os outros a agir de maneira apropriada. Liderança está muito mais para pensar, julgar, agir e motivar do que para estratégias, metodologias e ferramentas. Liderança é o reflexo da maneira de pensar de uma pessoa e de seu posicionamento perante o mundo. Embora essas qualidades intangíveis sejam extremamente difíceis de ensinar, as organizações vencedoras cumprem essa tarefa com muito êxito. “Isso porque a maioria de seus principais executivos, seus líderes mais proficientes e talentosos, bem como seus subordinados da linha de frente, está pessoalmente envolvida com esse aspecto educativo.”

É evidente que o papel da liderança precisa ser repensado, pois dentro deste contexto ele assume uma importância estratégica fundamental para o sucesso do empreendimento.

O caminho que vamos percorrer nesta série de posts, começará pela caracterização do Papel do Líder, em especial nas organizações, pois ficaria extremamente difícil discorrer sobre a trilha do seu aprendizado sem esta referência básica fundamental.  


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