Muito se
tem falado e escrito sobre a importância do papel da liderança nas
organizações. Pesquisas e publicações evidenciam que este é o papel mais
proeminente dentro das estruturas organizativas dos empreendimentos
empresariais atuais.
Contudo,
precisamos fugir da velha noção de que líderes já nascem com os atributos
potenciais que serão desenvolvidos ao longo do seu processo educacional e de
formação profissional. Tal abordagem parece não se sustentar frente a um mundo
que está se transformando a cada dia. Críticas acentuadas dos estudiosos do
tema sobre os métodos de educação formal vêm apoiar a inadequação desta noção.
Há, hoje,
um razoável consenso dos especialistas no assunto, de que os líderes podem e
devem ser formados. A rigor, a prática das organizações mais bem sucedidas do
mercado, mostra de forma muito evidente que esta estratégia se torna um
diferencial importante para a concretização de seus propósitos. Não é por outra
razão que muitas delas decidiram transformar os seus departamentos de
Treinamento e Desenvolvimento em Academias ou Universidades Corporativas, tendo
como um dos focos principais o desenvolvimento de suas lideranças. Este
movimento não é novo, surgiu nos anos 80 do século anterior em grandes
corporações, se consolidou na primeira década dos anos 2000 e, hoje é uma
realidade entre médias e grandes empresas.
Atualmente,
as Universidades Corporativas estão passando por uma grande reformulação, na
medida em que os avanços tecnológicos disponibilizam meios facilitadores para o
ensino a distância (EAD). Parece que o novo caminho da aprendizagem, em
especial nos ambientes organizacionais, se dará conciliando o aprendizado
presencial e a distância e onde a experimentação prática dos conteúdos será
privilegiada.
E isto tem
a ver com o Desenvolvimento de Líderes. Noel M. Tichy e Eli Cohen são
autores de um livro singular sobre a importância fundamental da liderança para
as organizações bem-sucedidas - “O Motor da Liderança - Como
as empresas vencedoras formam líderes em cada nível da organização” (Educator
Editora, São Paulo, 1999). Reproduzo abaixo um pequeno trecho do
capítulo 3, onde eles evidenciam esta condição.
“Se as organizações
vencedoras se distinguem das perdedoras pela sua capacidade de produzir líderes
em todos os níveis, os líderes vencedores se distinguem dos "que querem
ser" – os burocratas, ditadores e gerentes – pela sua extraordinária
capacidade de ensinar os outros a serem líderes também.
A noção de que ensino e
liderança andam de mãos juntas não é nova. Warren Bennis, estudioso em
liderança da Universidade da Califórnia do Sul, afirma que "a base da
liderança é a capacidade do líder de mudar a maneira de pensar, a estrutura
mental de outra pessoa". Em outras palavras, líderes fazem com que as
pessoas alcancem objetivos comuns, ajudando-as a enxergar o mundo sob
perspectivas diferentes.
Aprofundando um pouco
mais a definição de Bennis, precisa ser acrescentada uma característica
essencial das organizações bem-sucedidas: a sustentabilidade. Organizações
vencedoras não apenas cumprem as metas desejadas hoje, como também redesenham
essas metas à medida que as circunstâncias mudam e persistentemente se empenham
em atingi-las.
Para isso, precisam de um
suprimento constante de novas pessoas com ideias, valores, energia e coragem.
Eles precisam de líderes. Portanto, se um líder quiser ser bem-sucedido, ele
deve transformar outras pessoas em líderes. Uma pessoa pode ter todas as outras
características de liderança, mas se não se dedicar pessoalmente à formação de
outros líderes, a organização não será sustentável.
Ensinar e aprender são
aspectos de liderança que estão inextricavelmente entrelaçados. Liderança é a
capacidade de realizar coisas por meio de outras pessoas, transformando a
estrutura mental delas e energizando-as para a ação. Uma liderança de sucesso
realiza isso através de ideias e valores, e não através de coerção ou
manipulação maquiavélica. Isso vale para todos os níveis, desde um novo
engenheiro tendo que usar da liderança para influenciar colegas e superiores,
ou um líder de projeto de nível médio que precisa exercer liderança para cima,
para baixo e horizontalmente, até executivos no topo de corporações multibilionárias.
Organizações que querem vencer precisam de líderes e a única maneira de
consegui-los é conscientemente ensiná-los e prepará-los.
A essência da verdadeira
liderança é avaliar situações de mudança e motivar os outros a agir de maneira
apropriada. Liderança está muito mais para pensar, julgar, agir e motivar do
que para estratégias, metodologias e ferramentas. Liderança é o reflexo da
maneira de pensar de uma pessoa e de seu posicionamento perante o mundo. Embora
essas qualidades intangíveis sejam extremamente difíceis de ensinar, as
organizações vencedoras cumprem essa tarefa com muito êxito. “Isso porque a
maioria de seus principais executivos, seus líderes mais proficientes e
talentosos, bem como seus subordinados da linha de frente, está pessoalmente
envolvida com esse aspecto educativo.”
É evidente que o papel da liderança
precisa ser repensado, pois dentro deste contexto ele assume uma importância
estratégica fundamental para o sucesso do empreendimento.
O caminho que vamos percorrer nesta
série de posts, começará pela
caracterização do Papel do Líder, em especial nas organizações, pois ficaria
extremamente difícil discorrer sobre a trilha do seu aprendizado sem esta
referência básica fundamental.
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