Os conteúdos trabalhados no Desenvolvimento da Liderança partem das evidências percebidas no comportamento praticado no dia a dia de trabalho dos Líderes nos diferentes níveis organizacionais de atuação (Supervisão, Gerencia e Direção) tendo como pressuposto maior as definições das responsabilidades específicas de seu papel organizacional. Em síntese podemos afirmar que esta responsabilidade está em alcançar resultados com pessoas.
Absolutamente não é uma novidade. Esta afirmação pode ser encontrada
desde os primórdios dos estudos, pesquisas e teorias formuladas
pelos estudiosos da Administração.
E, hoje,
ela continua até mais atual, basta dar uma olhada na quantidade de pesquisas,
artigos e livros que são publicados destacando os aspectos comportamentais das
pessoas, em especial daquelas que estão em posição de liderança, como fator de
diferenciação de sucesso de sua atuação e por extensão do próprio empreendimento.
Mas, isto
não deve significar que as competências técnicas e as conceituais devem ser
deixadas de lado. Elas formam uma base muito importante e complementar para sua
atuação eficaz.
A
responsabilidade do líder por alcançar resultados com pessoas é percebida mediante
o ‘desempenho’ demonstrado por cada um dos componentes que formam sua equipe e,
portanto, o seu próprio desempenho é espelhado pela equipe ao lidar com as
tarefas que devem ser cumpridas.
Existem
particularidades e traços únicos no ‘jeito de fazer as coisas’ em cada
organização e, estes aspectos distintos modulam e evidenciam a sua particular identidade,
naquilo que pode ser chamado de cultura.
Esta cultura, expressão maior da vida organizacional, dá um caráter muito
próprio à formação e o desenvolvimento da liderança.
Os
conteúdos que deverão ser trabalhados no processo de formação e desenvolvimento
dos líderes são determinados (ou deveriam ser) nas evidências de desempenho demonstrados
no cumprimento das atribuições, dentro das características culturais da
organização.
Estas evidências
são comportamentais e quando avaliadas frente ao padrão esperado determinam uma
apreciação da qualidade das competências que o líder possui e as necessidades
de aprimoramento.
Afinal o que é uma necessidade?
As
necessidades humanas são as fontes básicas das energias que ativam as ações das
pessoas em torno de algo (meta e objetivo) que é importante para elas, ao mesmo
tempo em que, em função de suas próprias naturezas, funcionam como verdadeiros
guias para as ações que devem ser empreendidas.
Nem sempre
as necessidades estão operando conscientemente, isto é, são conhecidas pelas
pessoas. Não raro, apresentam-se interligadas – está se buscando algo tangível
e material, mas a verdadeira necessidade encontra-se num nível mais sutil e
psicológico.
Num
sentido amplo, as necessidades estão diretamente relacionadas com os valores
mais profundos da pessoa. Portanto, se algo tem valor, ela mobilizará seus
conhecimentos, suas habilidades, suas atitudes, suas experiências, enfim, sua
energia com tudo aquilo que possui para empreender comportamentos que possam
lidar da melhor forma com as situações que a impactaram. O esquema abaixo, de
forma bem simplificada busca mostrar o sistema de necessidades.
Sabendo
agora o que é uma necessidade, como podemos identificá-las?
A maneira
mais habitual e frequente de conhecer as necessidades de desenvolvimento dos
líderes é mediante a avaliação do seu desempenho no cargo. Complementarmente,
muitas organizações estão realizando processos de ‘assessment de competências’ que também evidenciam as necessidades
de treinamento e desenvolvimento, porém frente o modelo de competências
definido para cumprir a estratégia de negócio.
Em 2013,
publiquei no blog, uma série bem extensa sobre o desempenho humano e a maneira de
avalia-lo. Portanto, não vou aprofundar-me sobre este assunto nesta série. O
importante a ser reafirmado aqui é que o desempenho do líder, secundado pelo
desempenho de sua equipe são as fontes principais de identificação das
necessidades de formação, treinamento e desenvolvimento da Liderança.
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