Além das competências complementares já mencionadas,
indicamos algumas outras que devem fazer parte da aprendizagem do líder. As
organizações são sistemas complexos e impõem exigências adicionais para todos
aqueles que, por diferentes razões, se acham na condição de desempenharem este
papel. Estas necessidades complementares vão aprimorar o desenvolvimento ao
longo da carreira e proporcionar a sua maturidade profissional. Assim, ainda
trataremos dos seguintes temas:
• Clientes -
permite o entendimento das necessidades e dos comportamentos dos clientes, que
determinam, por um lado à organização, definir o padrão de qualidade dos seus
produtos e serviços e, por outro, estabelecer padrão de qualidade no
atendimento que, em grande parte, tangibiliza os diferenciais competitivos da
organização em relação aos seus concorrentes. Neste particular, a atenção e o
tratamento praticados devem ser coerentes com os discursos propagados,
ocasionando a identificação deste diferencial pelo cliente e, como consequência,
sua preferência e, talvez, fidelidade. Também aqui devem ser destacadas as
diferenças existentes entre os Clientes Externos e os Clientes Internos.
• Mercado -
permite o conhecimento das características e forças atuantes no contexto competitivo
do mercado onde a organização é atuante. Provavelmente, o principal indicador
das oportunidades e ameaças que juntamente com os pontos fortes e fracos da
própria empresa permitem assimilar e entender a concepção e operacionalização
das estratégias de negócios. E, ainda, o desdobramento destas estratégias em
objetivos, metas e planos de ação, que alinham e coordenam os esforços de
diferentes áreas especializadas da estrutura organizacional na busca de
resultados ótimos, evitando-se retrabalhos e desperdícios de esforços e
recursos, retratados quase sempre na competência de execução dos processos de
trabalho.
• Políticas -
permite o entendimento das grandes diretrizes de conduta no trato dos assuntos
e das pessoas no ambiente organizacional e seus desdobramentos em normas e
procedimentos gerais e funcionais que limitam a amplitude das ações, em prol de
um padrão de convívio determinante e formador da cultura organizacional,
elemento sinalizador de um clima organizacional saudável.
• Ferramentas de
Gestão - permite o conhecimento dos instrumentos que facilitam a transposição
dos planos de trabalho em realizações - produtos e serviços. Há dois grandes
conjuntos de ferramentas, o primeiro deles tem a ver com os instrumentos
técnicos das respectivas e diferentes especializações requeridas pela natureza
do trabalho que deve ser realizado. O segundo tem a ver com os instrumentos
administrativos e de gestão de pessoas, que se constituem em ‘rituais’ que
devem ser seguidos por todos, para fazer valer o contrato de trabalho, que
pressupõe direitos e obrigações de ambas as partes - empresa e empregados.
O fato de tratarmos estes temas não significa que abrangemos
todos. Longe de se esgotarem, as necessidades de desenvolvimento da posição de liderança
são um processo contínuo. Novos temas sempre surgem e precisam ser trabalhados.
Acredito mesmo que aprender a aprender é uma meta-competência exigida pela
posição, independentemente do porte da organização.
No próximo post vamos tratar do tema Clientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário