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quarta-feira, 29 de outubro de 2014

CONSIDERAÇÕES SOBRE ELABORAÇÃO DE TRILHA DE APRENDIZADO EM LIDERANÇA E GESTÃO - Post 24 - Trilha de Aprendizagem em Liderança - Competências Complementares Adicionais

Além das competências complementares já mencionadas, indicamos algumas outras que devem fazer parte da aprendizagem do líder. As organizações são sistemas complexos e impõem exigências adicionais para todos aqueles que, por diferentes razões, se acham na condição de desempenharem este papel. Estas necessidades complementares vão aprimorar o desenvolvimento ao longo da carreira e proporcionar a sua maturidade profissional. Assim, ainda trataremos dos seguintes temas:



       Clientes - permite o entendimento das necessidades e dos comportamentos dos clientes, que determinam, por um lado à organização, definir o padrão de qualidade dos seus produtos e serviços e, por outro, estabelecer padrão de qualidade no atendimento que, em grande parte, tangibiliza os diferenciais competitivos da organização em relação aos seus concorrentes. Neste particular, a atenção e o tratamento praticados devem ser coerentes com os discursos propagados, ocasionando a identificação deste diferencial pelo cliente e, como consequência, sua preferência e, talvez, fidelidade. Também aqui devem ser destacadas as diferenças existentes entre os Clientes Externos e os Clientes Internos.  



       Mercado - permite o conhecimento das características e forças atuantes no contexto competitivo do mercado onde a organização é atuante. Provavelmente, o principal indicador das oportunidades e ameaças que juntamente com os pontos fortes e fracos da própria empresa permitem assimilar e entender a concepção e operacionalização das estratégias de negócios. E, ainda, o desdobramento destas estratégias em objetivos, metas e planos de ação, que alinham e coordenam os esforços de diferentes áreas especializadas da estrutura organizacional na busca de resultados ótimos, evitando-se retrabalhos e desperdícios de esforços e recursos, retratados quase sempre na competência de execução dos processos de trabalho.



       Políticas - permite o entendimento das grandes diretrizes de conduta no trato dos assuntos e das pessoas no ambiente organizacional e seus desdobramentos em normas e procedimentos gerais e funcionais que limitam a amplitude das ações, em prol de um padrão de convívio determinante e formador da cultura organizacional, elemento sinalizador de um clima organizacional saudável.



       Ferramentas de Gestão - permite o conhecimento dos instrumentos que facilitam a transposição dos planos de trabalho em realizações - produtos e serviços. Há dois grandes conjuntos de ferramentas, o primeiro deles tem a ver com os instrumentos técnicos das respectivas e diferentes especializações requeridas pela natureza do trabalho que deve ser realizado. O segundo tem a ver com os instrumentos administrativos e de gestão de pessoas, que se constituem em ‘rituais’ que devem ser seguidos por todos, para fazer valer o contrato de trabalho, que pressupõe direitos e obrigações de ambas as partes - empresa e empregados.

O fato de tratarmos estes temas não significa que abrangemos todos. Longe de se esgotarem, as necessidades de desenvolvimento da posição de liderança são um processo contínuo. Novos temas sempre surgem e precisam ser trabalhados. Acredito mesmo que aprender a aprender é uma meta-competência exigida pela posição, independentemente do porte da organização.


No próximo post vamos tratar do tema Clientes.

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